Breaking

Literatura | Dicas | Como o estresse afeta a saúde da mulher.

Como o estresse afeta as mulheres?
todos nós já passamos, em algum instante de nossas vidas, por uma situação de estresse.
São aqueles momentos em que determinados acontecimentos nos sobrecarregam e nos fazem sentir pressionados, momentos em que nossa saúde começa a mostrar algumas mudanças e nossa qualidade de vida é severamente prejudicada.
É muito comum escutar na mídia e em revistas especializadas como o estresse é discutido em termos genéricos, mas poucas vezes levam em consideração as particularidades da mulher, como o quanto isso afeta sua realidade pessoal.
As mulheres são diferentes dos homens. Visto que o peso dos hormônios faz com que o estresse as afete de uma maneira diferente, se somarmos a isso, por vezes, responsabilidades em situações que variam desde o local de trabalho até a família (cuidando de filhos e parentes idosos). Tal realidade está intercalada com diversos outros fatores que resultam em situações muito claras de estresse, nas quais o corpo é afetado por mudanças diferentes dos homens. Por este motivo, decidimos abordar esta realidade para trazer, também, alguns pontos em que poderá encontrar ajuda .
Motivos mais comuns de estresse em mulheres
Pressão do trabalho junto com as obrigações familiares;
Menopausa.
Cuidar de membros da família que estão doentes;
Problemas matrimoniais, separações, divórcios;
Estudos demonstraram que as mulheres são, em média, mais sensíveis ao estresse do que os homens, entretanto, graças aos estrogênios elas o enfrentam melhor e são mais resistentes.
O professor Karl Pibram, da Universidade da Califórnia, argumenta, além disso, que as mulheres enfrentam o estresse de uma maneia mais lógica e verbal do que os homens, e é isso que, sem dúvidas, faz com que elas sejam mais hábeis e resistentes para lidar com a situação.
Efeitos do estresse sobre a saúde das mulheres

Dores de cabeça especialmente no período pré-menstrual, onde aparecem fortes enxaquecas;
Espasmo esofágico (dor de estômago e até mesmo dificuldade de engolir).
Azia;
Perda de cabelo
Náuseas;
Dor no peito, costas e pescoço;
Sentir necessidade de urinar com frequência;
Fadiga cronica
Falta de desejo sexual;
Alterações menstruais (especialmente atrasos e até mesmo o desaparecimento da menstruação, que é comumente chamada de amenorreia);
Crises de angustia;
Insônia
Alterações do sistema imunológico tornam-se mais propensos a desenvolver doenças a como osteoporose, a artrite inflamatória, a diabetes tipo II etc;
prisão de ventre ou diarreia;
Problemas na pele: A pele é muito sensível à situações de ansiedade e estresse, assim, tornam-se comuns as reações inflamatórias, tais como eczemas, vermelhidão, olheiras, perda de luminosidade na pele… Tudo isso deve-se ao fato das células da epiderme imediatamente reagirem aos hormônios do estresse, provocando vasoconstrição, provocando envelhecimento precoce, maior transpiração e aparente cansaço.
Quando a situação estressante se torna mais intensa e persistente, nos vemos afetados por realidades muito mais complexas que podem ter como consequências as seguintes doenças:
Anorexia ou bulimia;
Psicose depressiva;
Transtornos de ansiedade.
Como lidar com o estresse?
Se existe algo de negativo com relação ao estresse, é que nos tira anos de vida, nos envelhece e provoca graves alterações a nossa saúde, nosso corpo se enche de toxinas e, a cada dia, é mais difícil enfrentar o cotidiano com mais força e reaver o ânimo de antes. É preciso assumir as rédias da situação. De que modo? Vamos te ensinar:
Identificar onde se concentra a causa de seus problemas e tentar solucioná-los, sempre com o apoio de familiares ou amigos, com a ajuda de um profissional de saúde;
Encontre tempo para você, mesmo que seja uma hora por dia, para passear, escutar música e sentir-se bem com você;
Estabeleça prioridades e observe seus estados de humor. Em nossa vida, devemos saber o que é importante, e nossa saúde é certamente o pilar fundamental. Tente pensar quais situações te causam angustias, identifique-as e pense de que modo poderá melhor enfrentá-las.
Quais alimentos podem ajudar em situações de estresse?
As vitaminas A, C e E te farão muito bem, pois contêm uma grande quantidade de radicais livres, por isso, é bom ingerir cenoura , melão, brócolis, couve de Bruxelas, espinafre, batata ou inhame, tomate, frutas secas;
A vitamina B fortalece o sistema nervoso central e possui efeito sedativo. Pode ser encontrada na levedura de cerveja, nos cereais, no abacate, no repolho, no feijão verde etc;
Os minerais são também indispensáveis, omagnésio, o cálcio e o potássio são fundamentais. Podem ser encontrados nas frutas e verduras, porém, recomendamos especialmente o magnésio, devido suas incríveis propriedades para sanar os estados de estresse.
/
 Fonte melhorcomsaude.com/

alguns dos alimentos que ajudam no combate ao estresse.
Vegetais de folhas verdes
Quando está estressado, é tentador comer um hambúrguer ou qualquer outra coisa bem calórica, mas prefira hortaliças. “Vegetais de folhas verdes, como espinafre, contêm ácido fólico, que produz dopamina, uma substância química do cérebro de indução do prazer, ajudando você a se manter calmo”, disse a nutricionista Heather Mangieri, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética, dos Estados Unidos. Um estudo de 2012 com 2,8 mil pessoas de meia-idade e idosas, publicado no Journal of Affective Disorders, constatou que os que consumiam mais folato tinham menor risco de sintomas de depressão do que os que ingeriam pouco. E uma pesquisa de 2013 da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, descobriu que estudantes universitários tendiam a se sentir mais calmos, felizes e com energia nos dias que comiam mais frutas e vegetais.
Peito de peru
O triptofano presente no peru ajuda a produzir serotonina, a “substância química que regula a fome e os sentimentos de felicidade e bem-estar”, disse a nutricionista Heather. Portanto, triptofano tem um efeito calmante. Em um estudo de 2006 publicado no Journal of Psychiatry Neuroscience, homens e mulheres que brigavam mais (com base em testes de personalidade) tomaram suplementos de triptofano ou placebo durante 15 dias. Aqueles que ingeriram triptofano foram classificados como mais agradáveis por seus parceiros de estudo, no final das duas semanas. Outros alimentos ricos em triptofano são nozes, sementes, tofu, peixe, lentilha, aveia, feijão e ovo.
Farinha de aveia
De acordo com pesquisa do Instituto de Pesquisa de Massachusetts, nos Estados Unidos, carboidratos podem ajudar o cérebro a produzir serotonina, a mesma substância regulada por antidepressivos. Mas isso não é desculpa para abusar de alimentos ricos em carboidratos. Aposte em carboidratos complexos. “O estresse faz com que o açúcar no sangue possa subir. Mas carboidratos complexos, como a farinha de aveia, não vai contribuir para o seu potencial pico de glicose no sangue”, explicou a nutricionista Heather.
Iogurte
Por mais estranho que possa parecer, as bactérias no seu intestino podem contribuir para o estresse. Pesquisas mostraram que o cérebro sinaliza para o intestino e é por isso que o estresse pode causar sintomas gastrointestinais, mas a comunicação pode fluir também do intestino para o cérebro. Um estudo de 2013 da Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos, analisou 36 mulheres saudáveis e concluiu que consumir probióticos em iogurte reduz a atividade cerebral em áreas que lidam com emoção, incluindo estresse. A pesquisa foi pequena, sendo necessárias mais análises para se chegar a uma conclusão definitiva, mas, considerando que o iogurte é rico em cálcio e proteína, além de probióticos, só fará bem colocá-lo em sua dieta .
Salmão
Quando você está estressado, pode liberar hormônios da ansiedade , como adrenalina e cortisol. “Os ácidos graxos ômega-3 do salmão têm propriedades anti-inflamatórias que podem ajuda neutralizar os efeitos negativos de hormônios do estresse”, disse a nutricionista Lisa Cimperman, da University Hospitals Case Medical Center e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética, nos Estados Unidos. Em um estudo com alunos de medicina da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos, os que tomaram suplementos de ômega-3 tiveram uma redução de 20% na ansiedade em comparação com o grupo que ingeriu placebo.
Mirtilo (Blueberry)
“Quando você está estressado, há uma batalha sendo travada dentro de você”, comentou a nutricionista Heather. “Os antioxidantes e fitonutrientes encontrados em frutas vermelhas podem lutar em sua defesa, contribuindo para melhorar a resposta do organismo ao estresse e lutar contra radicais livres relacionados ao estresse”, completou. Pesquisas têm mostrado que quem consome mirtilo (blueberry) experimenta um impulso em células exterminadoras naturais, “um tipo de glóbulo branco que desempenha um papel vital na imunidade, fundamental para a luta contra o estresse”, afirmou a nutricionista Cynthia Sass.
Pistache
Quando você tem um ciclo contínuo de pensamentos negativos, fazer algo com as mãos repetitivamente pode ajudar a acalmar o seu “monólogo” interior. Pense em algo como tricô ou até mesmo descascar pistache ou amendoim. Os movimentos rítmicos vão lhe ajudar a relaxar. “Comer pistache pode reduzir o estresse agudo, ao reduzir a pressão arterial e a frequência cardíaca”, comentou a nutricionista Heather. “Contém fitonutrientes que podem fornecer suporte antioxidante para a saúde cardiovascular”, finalizou.
Chocolate amargo
Chocolate amargo pode ajudar a regular os níveis de estresse, mas sem excessos na quantidade consumida, ok? “Pesquisas têm mostrado que pode reduzir os hormônios do estresse, incluindo o cortisol”, comentou a nutricionista Cynthia. “Além disso, os antioxidantes presentes no cacau fazem as paredes dos vasos sanguíneos relaxarem, reduzindo a pressão arterial e melhorando a circulação. Também contém substâncias naturais únicas que criam essa sensação de euforia semelhante à sensação de estar apaixonado”, acrescentou Cynthia. Aposte nos chocolates com, pelo menos, 70% de cacau.
Leite
Leite fortificado é uma boa fonte de vitamina D, um nutriente que pode aumentar a felicidade. Um estudo com 5.966 homens e mulheres do Instituto de Saúde da Criança da Universidade de Londres encontrou uma associação entre níveis reduzidos de vitamina D e um risco maior de pânico e depressão. A lista de alimentos ricos em vitamina D inclui salmão, gema de ovo e cereais fortificados.
Sementes
Linhaça, sementes de abóbora e sementes de girassol são grandes fontes de magnésio, que pode ajudar a regular as emoções. “O magnésio ajuda a aliviar a depressão, fadiga e irritabilidade”, comentou a nutricionista Cynthia. O mineral também é bom para combater sintomas de tensão pré-menstrual, como cólicas e retenção de líquido.
Abacate
O abacate pode acabar com a vontade de comer produzida pelo estresse ao fazer com que se sinta mais satisfeito. Um estudo de 2014 da Universidade de Loma Linda, nos Estados Unidos, incluiu metade de um abacate no almoço dos voluntários, observando redução do desejo de comer mais em 40% nas três horas seguintes.
Castanha de caju
Cerca de 30 g da castanha conta com 11% do valor diário recomendado de zinco, que pode ajudar reduzir a ansiedade. Quando pesquisadores deram durante oito semanas suplementos de zinco para pessoas que foram diagnosticadas com sintomas de ansiedade (irritabilidade, falta de capacidade de concentração) e níveis deficientes do mineral, constatou-se uma redução de 31% na ansiedade, de acordo com a publicação Nutrition and Metabolic Insights. O zinco afeta os níveis de uma substância química nervosa que influencia o humor.
http://www.norteandovoce.com.br/

Busque por Tag

. desejo ardente # você sabia #2016 #a discussão das frutas #a distancia #a família que fazia pães. #a professora da zona rural #a viagem de Vitor #açucar #adrielli #água #ajuda #ajuda. #alimentação #amor #amor criança. #amor em família #amor forte #amor que morre #amor# essencia #amor#saudade #amores. #Artigo #aventura #aventura # no # bosque #aventuras #aventuras. #beleza #beleza. #beleza.#curiosidades. #bicarbonato #boas festas. #brasileira #buquê #buquê de rosas#e crisântemos.# #cabelos #cereais #céu sem estrelas #chá caseiro #chuva. #comportamento #Compositora #conto #contos #contos. #contos#historias#romances#aventuras#ficção #contos#historias#romances#aventuras#informação #contos#historias#romances#aventuras#informação. #contos#historias#romances#aventuras#informação#ficção #coração sofredor #coração solitário #corações #culinaria #curiosidade #curiosidades #curiosidades. #curiosidaes #diante do sol #dica #dicas #dicas #curiosidades #dicas. #dicas#culinária #doce olhar #Doiscaminhos #escritoraluziacouto #estrada. #ficção #ficção. #flores #flores. #fogodas paixões #folhas #guerras e paz #historia #historias #homenagem #incertezas #incertezasrazões #infância #informação #insônia #jardim. #lembranças #liberdade #limão. #litaratura #literartura #literatura #livros #luziacouto. #maio #maquiagem #maquiagem. #Maranhão #Maria #Matéria #mensagem #mesmo que eu peça #milagre #mulher #mulher. #Música #natal #natureza #nobre coração #noite #noivas#maria #o homem que dizia não acrediatr em Deus #olhos #onde mora a saudade #os olhos apaixonados #papel alumínio #pedras no caminho #pensamentos #pensamentos2 #pensando #poema #poesia #pratos #prosa #receita #receitas #receitas #dicas#culinária #reflexão #romance #romance. #romances #romances. #romances.. #rosa #roxa # orvalhada #rosas #roseiras em aquarela #saúde #saúde.#contos. #sementes #sentimentos #sol #solidariedade. #sonhos #tempo. #terceira idade #terra #tipicos#Minas #truque #truques #truques. #uso #verão #versos #vida #vinagre #você sabia #você sabia. #Vulcão A saga do heróico povo brasileiro Alegria no porvir Alimento Alimentos Amigo fiel Amigos amor Amor de aço Amor de vida Aos nossos leitores arte avenida brasil bienal do livro em Aracaju Blogosferas BlogUpp BlogUpp the best of world Bravo sertanejo Brazil Tony Casanova Brazilian Literature careteira de habilitação Choro da liberdade cnh Conto Conto A mala de Juca Pitão crônica cultura Descrição da vida Dica Dicas para leitores Esperança Estória etiquetas sociais para redes sociais Falsidade Ficção formula formula do amor Humor Indicados Informações úteis Isabella literartura literatura Mãe é assim Melhor blogosfera Meninos de Aracajú Menopausa Milho Minha cor minha flor Minha princesa encantada novela das nove o que eles precisam saber sobre elas opinião Perfeita Plumas da alma poema no limiar da primavera poesia Poet of Sergipe Por quem chora a vela Prosa qual imagem voce deixa de si mesmo Rosa do desejo Selma Mendonça será? Sonhos largados Telenovela avenida brasil Tempo Texto texto tudo começa no primeiro gole Valdira Figueiredo Egoismo Verso vida Voto o quarto poder