Literatura | Dicas | 10 passos para a mulher ter uma boa saúde .

1. Crie um tempo para você

As mulheres, estão mais sobrecarregadas a cada dia que passa. Cuidam dos filhos, do marido, pais, carreira, amigas, casa, finanças, cachorro, e tantas outras coisas que é difícil arrumar um tempinho para cuidar delas mesmas. Mas é imprescindível que esse tempo exista.
Para cuidar dos outros você tem que estar viva, saudável, e feliz. Então, reserve um tempinho na sua agenda para você. Para ir ao seu médico, fazer seus exames preventivos, ir ao dentista, o que for necessário para se cuidar.

2. Evite hábitos nocivos, como o tabagismo e o excesso de álcool
O cigarro e o excesso de álcool estão associados ao aparecimento de diferentes tipos de câncer, como de boca, pulmão, laringe, pâncreas, rins e bexiga.

3. Tenha uma alimentação saudável
A alimentação saudável pode prevenir o aparecimento de muitas doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial, colesterol aumentado e sindrome metabólica.

4. Evite o excesso de peso
Um dos hormônios que estimulam o crescimento dos tumores de mama é o estrógeno, e o tecido gorduroso do nosso corpo tem a capacidade de transformar androstenediona em estrógeno, aumentado a quantidade desse hormônio na circulação. Assim, evitar grandes depósitos de gordura no corpo ajuda a evitar o desenvolvimento do câncer de mama.

5. Faça exercícios físicos
O sedentarismo é um fator de risco para as doenças cardiovasculares e para vários tipos de câncer. Fazer exercícios físicos três vezes por semana durante 30 minutos já começa a ter um efeito benéfico sobre o organismo. Para quem não gosta de academia vale caminhar, andar de bicicleta, nadar.

6. Procure ter uma boa noite de sono
Genericamente recomenda-se dormir de seis a oito horas por noite, mas cada pessoa tem uma necessidade própria de descanso. Procure respeitá-la.
Dormir bem traz bem estar, além de outros benefícios como: estimula a saciedade (pois enquanto dormimos é produzido um hormônio chamado leptina) e portanto auxilia na perda de peso, melhora a memória, melhora o desempenho muscular e previne a osteoporose (pela produção do GH).

7. Exponha-se ao sol com equilíbrio
A exposição exagerada ao sol, sem filtro solar e em horários impróprios é uma das causas determinantes do aparecimento do câncer de pele. Por outro lado, a exposição insuficiente ao sol pode gerar déficit de vitamina D, que predispõe ao aparecimento de diversas doenças, entre elas a osteoporose.

Assim, o recomendado é ter equilíbrio: tomar um pouco de sol ( apenas 10-15 minutos) nos horários em que ele está mais ameno, antes das dez da manhã ou depois das três da tarde, em lugares onde a pele é mais resistente, como as pernas. No restante do tempo, filtro solar!

8. Rotina preventiva
Não descuide das visitas ao seu médico. Toda mulher precisa ter um médico que a acompanhe. Isso é importante, porque ao longo da vida ele vai lhe conhecendo, e entendendo melhor como o seu organismo funciona, e se em algum momento você vivenciar alguma situação grave na saúde, já saberá com quem contar. É importante cuidarmos da saúde ginecológica (mamas, útero, ovários) e também da saúde de todo o restante do corpo, para prevenir doenças cardiovasculares, neurológicas e outras. Realize os exames preventivos com regularidade e notando qualquer alteração, procure o seu médico.

9. Se tiver alguma doença crônica, mantenha-a sob controle
Doenças crônicas como hipertensão arterial e diabetes exigem uma boa dose de sacrifício para ficarem sob controle. São cuidados diários, como alimentação diferenciada, exercícios, medicamentos que não podemos esquecer….com o tempo, às vezes vamos negligenciando esses cuidados, achando que não são tão importantes e assim deixamos a doença sair de controle. Isso é ruim, porque cada descontrole desses gera um desgaste no organismo, que pode vir a cobrar seu preço mais tarde. Então, paciência e coragem! Encare sua doença crônica com disciplina e não deixe que ela altere sua qualidade de vida!

10. Procure manter o bom humor
Já sabemos que emoções negativas são capazes de desencadear ou agravar problemas cardíacos, vasculares e imunológicos. Além disso, as tensões do dia a dia muitas vezes levam as pessoas a quadros de estresse, ansiedade e depressão.
Para evitar que o desgaste diário tenha efeitos negativos sobre sua saúde, procure reconhecer as situações que lhe estressam e achar a melhor maneira de lidar com elas. Por exemplo, se o trânsito da volta do trabalho para casa lhe incomoda, procure pensar em todo tipo de solução para minimizar o incômodo (voltar de carona, conversando, ou mudar o horário de saída, ou o trajeto, fazer uma seleção de músicas bem legal para ouvir na volta…) Isso é muito individual: tem gente que gosta de correr para descarregar as tensões, outros gostam de fazer ioga, meditação, receber massagem, etc…

fonte http://www.mama.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Ele será moderado e em seguida liberado. Obrigado.