Os mais variados tipos de feijões existentes.

Há centenas de variedade de feijões secos em todo mundo, veja aqui alguns exemplos;
 Feijão-azuki é um feijão muito pequeno arredondado,vermelho escuro,com sabor levemente adocicado. Popular no japão e no Oriente, é usado em vários pratos salgados e doces. O feijão-azuki tem mais proteínas que muitas outras sementes de leguminosas.
 Feijão-preto(Chinês) Uma variedade do feijão-soja, tem grãos de tamanho médio a pequeno, redondo,brilhante e preto. É normalmente fermentado e salgado, o que lhe confere um sabor bem puxado para o sal. Na culinária chinesa , o feijão preto fermentado costuma ser amassado com um de pouco açúcar e água e acrescentado aos pratos, como uma pasta.
 Feijão-preto Semelhante em forma e tamanho ao feijão vermelho,tem a casca preta e o interior branco, fica amarronzado depois de cozido. Popular nas Américas central e do Sul, o feijão- preto é usado no prato tipico brasileiro,a feijoada.
 Feijão-fradinho Popular na culinária Caribenha, bem como na Indiana e na Mediterrânea,é um feijão claro e oval,com um “ olho” preto. Tem textura cremosa om sabor levemente adocicado. É usado em sopas,ensopados e saladas.
 Fava Grande achatada, de cor castanho-claro e sabor rústico,é com frequência acrescentado a ensopados.
 Feijão-rajado Este atrativo feijão de grão médio,de cor rosa-claro,com manchas marrons, é originário da Itália. De textura macia,produz um purê cremoso e é delicioso em sopas e saladas.
 Feijão Cannellini Variedade de feijão-branco cultivado amplamente na Itália, tem tamanho de grande a médio, de cor clara e sabor leve, porém agradável.É excelente em sopas,saladas e ensopados, e combina bem com pratos a base de peixe, especialmente atum.
 Feijão-manteiga Originário da América do Sul,é um feijão grande e achatado, de cor clara. Tem um sabor peculiar e delicado. O feijão-manteiga é bom para purê e pode ser usado como acompanhamento ou para passar em pães, também em sopas. O feijão-de-lima é seu parente porém ligeiramente menor.
 Feijão-mulatinho Muito apreciado no Nordeste brasileiro é o feijão mais consumido no país. É um bom acompanhamento embora em algumas regiões seja usado para fazer feijoada.
 Feijão-bolinha De grãos verde-amarelados e redondos, essa variedade de feijão do grupo anão,é uma alternativa aos feijões convencionais. Fica ótimo como purê.1 Feijão-carioca Parece o feijão-rajado, mas é um pouco menor. É originário das Américas Central e do Sul.De textura cremosa é bom em sopas.
 Feijão-branco é o feijão próprio para ser servido frio em saladas. De tamanho médio e cor clara,também é o feijão clássico usado no cassoulet, prato francês. Contém mais fibras solúveis que qualquer outra semente de leguminosas.
 Feijão-soja Bem mais duro que outros feijões, o grão de soja precisa ficar mais tempo de molho, e seu tempo de cozimento também é maior. É um pouco insípido, portanto precisa ser cozido com temperos como cebola, alho, tomates, especiarias e ervas aromáticas. Um dos grãos mais cultivados no mundo, o feijão-soja é transformado em muitos outros tipos de alimentos.
 Feijão-vermelho Este é um feijão de casca avermelhada, com o interior branco e carnudo, mantém a mesma cor depois de cozido e também absorve outros sabores. De sabor e texturas marcantes é adequado para pratos apimentados como o mexicano chilli com carne.

Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Ele será moderado e em seguida liberado. Obrigado.