Alimentos gordurosos e a saúde.


      Diferentemente dos carboidratos, que podem ser ingeridos em abundância, os alimentos gordurosos não devem exceder 33% das calorias diárias em uma alimentação balanceada, e apenas 10% delas devem advir de gorduras saturada. Essa quantidade pode parecer grande, mas não é- a gordura contém duas vezes mais calorias por grama que os carboidratos e as proteínas.
O consumo elevado de gorduras é uma causa importante de problemas de saúde e de excesso de peso. Uma alimentação saudável precisa conter uma certa quantidade de gordura, afim de fornecer vitaminas lipossolúveis e ácidos graxos essenciais, necessários ao desenvolvimento e funcionamento do cérebro, dos olhos e do sistema nervoso. Porém só precisamos de pequena quantidade de gordura por dia : apenas 25 gramas são necessárias, muito menos do que consumimos no Ocidente. As recomendações atuais do Ministério da Saúde são de um máximo de 71 gramas de gordura diária( sendo 21,5 gramas de gordura saturada) para as mulheres. E 93,5 gramas (sendo 28,5 gramas de gordura saturada) para os homens.
As melhores fontes de ácidos graxos essenciais são os óleos de peixe naturais, e os óleos vegetais puros.
O que é uma porção de alimentos gordurosos?
Alguns exemplos: 01 colher de chá de manteiga ou margarina.
02 colheres de chá de margarina light
01 colher de sopa de maionese ou molho vinagrete para saladas
01 colher de sopa de creme de leite
01 pacote pequeno de batatas fritas.
Estes são alguns exemplos de uma porção de alimentos gordurosos.

Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Ele será moderado e em seguida liberado. Obrigado.