Literatura | Conto | A viúva Susane.

   Susane é uma mulher sofrida e tem dois filhos pequenos seu esposo Saulo sofreu um acidente e vem a óbito deixando a mulher com dificuldades financeiras e com os filhos pequenos. Ela trabalha em uma empresa que fornece marmitas as empresas que trabalham na região próxima acidade dela. Faz 10 anos ela cozinha junto com suas duas primas e ambas moram um pouco longe do trabalho dependendo de ônibus para ir e vir. Quando elas deixavam seu trabalho sempre iam caminhando para economizar, agora viúva e com as crianças ainda muito pequenas ela sofrendo muito não tinha com quem deixar os filhos e acabava matando serviço e era descontado em folhas isto estava causando um transtorno a ela e seu chefe. Em uma das caminhadas na volta do trabalho Milena uma das primas disse Susane por que você não aluga um cômodo aqui perto do trabalho fica mais fácil economiza nas passagens e o aluguel aqui está bem menor que onde você mora. Ela pensou e disse vou dar olhada amanhã vem comigo sim eu vou contigo, na tarde seguinte quando saíram eles foram as três primas Susane Milena e Mileid ao aproximar onde havia uma placa de aluga-se pendurada elas disseram uma chama e a outra fala caso precise reforço a outra fala. Combinado e Susane bateu palmas ao abrir a porta era um belo homem alto olhos azuis e cabelos castanhos. Meio sem jeito ela disse vim pelo anuncio de aluga-se ele disse hum sim.
Depois de olhar o barraco com dois cômodos apenas ela fechou com ele iria economizar o suficiente para melhorar a vida de seus filhos. Ao chegar em casa suas primas foram lhe ajudar com a mobília e depois iriam ajuda-la na mudança. Na manhã seguinte ela faltou ao trabalho novamente e seu chefe estava irritado com ela. Milena explicou a situação ele aceitou. Mas tarde elas foram mais cedo do trabalho com permissão do chefe ajudariam a prima a se mudar. Depois de tudo pronto a mobília era pouca ela já havia vendido alguns moveis e alguns eletrodomésticos para ajudar a manter a casa, estava no carro elas agora iriam ao barraco com a prima colocar as coisas em ordem. Tiveram uma surpresa quando chegaram com vassouras e baldes o barraco havia sido pintado e seu piso brilhava as cerâmicas da parede e piso eram brancas e estavam brilhando. Felix o dono havia trabalhado na limpeza desde a manhã. Era só colocar as coisas em ordem e poderiam voltar para suas casas. Novamente foram surpreendidas por Felix, ele as convidou a tomar um suco que havia preparado, tinha uma mesa posta com várias qualidades de salgados e bolos e várias jarras de suco natural. Susane disse está esperando visitas ele sorriu e disse não estou só lhe dando as boas-vindas.
A noite foi tudo calmo e ela conseguiu descansar bem e seus filhos estranharam um pouco mas aceitaram bem. Ela saiu cedo para o trabalho deixando os filhos ainda dormindo, mas tarde voltaria e daria comida a eles, quando chegou correndo com a vasilha de comida os filhos estavam de banho tomado cabelos lavados e brincavam no jardim que tinha em frente à casa de Felix, eles correram abraçaram a mãe e disse já comemos. Ela se irritou com o moço que pediu desculpas e disse eu quis apenas te ajudar vejo seu sofrimento todos os dias. Aceita é de coração que lhe ajudo. Ela pediu desculpas a Felix e voltou ao trabalho quando viu Milena contou o acontecido e as primas tiveram certeza este homem gosta de você mulher. Pare como gosta estou viúva apenas 04 anos e nunca namorei depois disto por isto mesmo ele vê a gente passar aqui faz 10 anos e sabe que você é uma pessoa boa e merece ser feliz. O dia passou e a tarde quando chegou o homem estava com os dois meninos limpos cabelos penteados e a comida pronta com a mesa posta aguardando por ela. Muito sem graça ela agradeceu e disse não é preciso fazer nada disto não é nada meu e meus filhos estão acostumados a ficar sozinhos. Mas ele insistiu e disse sabe Susane eu gosto de você faz tempo desde que seu marido morreu eu observo seu caráter e sua dignidade eu estou solteiro e quero me casar com você tirar desta vida de trabalho e lhe dar conforto e segurança eu muitas casas de aluguel e tenho dinheiro guardado não precisará trabalhar fora ficará em casa e cuidará de seus filhos e de nossa casa. Ela ia falar ele a interrompeu e disse pense com carinho tem todo tempo do mundo, ela disse sim, mas ele aproximou e lhe roubou um beijo rápido, mas que deixou marcas. O tempo passou e 06 meses depois eles se casaram e ela parou de trabalhar fora agora cuida de seus filhos sua casa e seu esposo que lhe cobre de mimos.

Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Ele será moderado e em seguida liberado. Obrigado.