Literatura | Conto | Marta a mulher da zona rural.

  Marta é uma mulher que tem 03 filhos dois homens e uma mulher ela se casou depois de uma certa idade e como tinha pressa em arranjar os filhos arranjou três de uma vez. Seu esposo também tinha uma idade avançada, havia se aposentado no ano que se casaram, ela era de família pobre e morava na zona rural com sua mãe e seus irmãos, seu pai havia falecido enquanto era ainda bebe. Este homem com quem se casou apareceu na cidade dela por acaso e se conheceram e ele a pediu em casamento sem tempo para pensar sua mãe disse que sim e a filha casou-se. Depois de casada foi morar na cidade grande cheia de novidades para a pobre moça do interior, a casa onde foi morar era uma mansão cheia de cômodos e jardins mas parecia um palácio a moça ficou meio bobada com tanto luxo e conforto, seu esposo Amadeu sempre dizia Marta minha querida você merece isto e muito mais, eu sou um homem bem sucedido financeiramente e tenho muitos bens que são seus agora e quero que você comece a se vestir bem e a se comportar como uma mulher de sociedade e conviver com alta sociedade. A mulher sem entender nada concordou com o marido e daí em diante aceitou as opiniões do marido quando ele a levava as lojas para comprar roupas calçados e joias. Tudo que ela tinha levado da vida humilde da zona rural foi devolvido a sua família e com muito mais agrados a todos da família.
Tão logo ela começou a ser apresentado aos amigos nas festas as mulheres perceberam que Marta não tinha estudos e foram dando dicas de como ela proceder nas festas para não envergonhar seu marido. Marta ficou triste pois teria que ficar muda e imóvel segundo as mulheres. O marido percebendo a tristeza da mulher quis saber o que a aborrecia tanto ela chorando disse o que ouviu na primeira noite que saíram juntos com os amigos. Amadeu disse meu amor não sinta triste você terá as melhores escolas que quiser e mais no início irá estudar aqui para não sentir humilhada, contratou os melhores professores e começou a seção escola dentro de casa, 08 horas diárias de estudo por dia, ao fim de três meses Marta estava pronta para fazer uma prova e iniciar o segundo grau, tão logo ela começou a estudar ele a levava e buscava depois disse vai fazer aulas de direção e ganhará seu carro. A mulher ficou surpresa e respondeu eu vou dirigir amor? Ela tremia só de pensar, mas ele insistiu dizendo tem que aprender a caminhar com suas próprias pernas eu estou velho e não serei eterno, terá que viajar e fazer tudo sozinha vou colocar você na posição de mulher que merece, e estas amigas todas aí sentirão vergonha de um dia ter humilhado você. Logo ela tirou sua carta e escolheu o carro que quis, seu marido não media esforços em cobri-la de mimos. Marta engravidou do primeiro filho e foi uma festa. Tão logo Mayco nasceu ela engravidou se de. Alam e em seguida arranjou Grazielle os três cresceram juntos um fazendo companhia a outro.
Amadeu era o homem mais feliz do mundo quando saia com a família as pessoas lhe perguntava, são seus netos ele cheio de orgulho dizia meus filhos e minha esposa. A mulher era bela e andava muito bem vestida e elegante. Ele só comprava roupas que ajudassem na beleza da esposa, aos poucos foi ensinando a esposa a viajar sozinha com as crianças e a fazer tudo que uma dona de casa com filhos pequenos precisa saber, ela levava as crianças na escola, buscava, ia as festas e passavam férias nas mais diversas cidades turísticas do país. Assim ele estava a preparando para viver sem ele, sabia que sua vida não demoraria chegar ao fim, ele tinha um problema sério de saúde que tinha escondido da esposa, depois não teve coragem de contar apenas tratou de fazer de sua Marta uma mulher independente, a colocou par de todos seus bens e a nomeou sua procuradora para sempre mesmo após morte ela poderia usar o nome dele em benefício próprio. Já que o nome dele abria as portas de outro país a ela e a família ele tinha nacionalidade em outros três países. Os filhos crescerão e estavam indo bem nos estudos e Marta agora fazia universidade junto ao filho mais velho. O esposo faleceu pouco tempo depois dos meninos estarem com 12 anos, ele a ensinou tudo que ela precisava saber na vida foi um esposo dedicado um amante perfeito e um pai exemplar os filhos se formaram todos em profissões diferentes e a mulher também. Ele havia deixado um documento que ela só poderia abrir quando os filhos tivessem completado 20 anos, agora era hora de abri-lo. Era uma carta no qual ele dizia aos filhos que queria e era de seu gosto que Marta se casasse novamente e fosse feliz pois o fez o homem mais feliz da terra enquanto viveu. Os filhos espantaram, mas ele terminava dizendo que insistia e dava a benção a esposa que ela fosse muito feliz e que os filhos não a perturbassem na escolha sabia que ela escolheria a pessoa certa. 
Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Ele será moderado e em seguida liberado. Obrigado.