Literatura | Conto | Da Zona Rural para a capital.

Da zona rural para capital
 Na vida de Samara nada era fácil ela desde muito jovem trabalhava e não tinha como estudar, sua família muito pobre e muitos filhos ela e seu irmão iam cedinho para lavoura ajudar seu pai, sua mãe e suas irmãs menores ficavam em casa até a hora do almoço depois todos iam e levavam uma chaleira de café e o almoço de todos lá se sentavam em baixo das árvores e comiam todos juntos, depois todos trabalhavam até a noitinha quando as estrelas começavam a despontar no céu azul. Os pais de Samara Geraldo e Honória sempre se preocupavam e falavam muito em como queria ver seus filhos estudados e bem de vida, mas eles sempre diziam se Deus quiser ainda conseguiremos somos jovens o trabalho é pesado, mas necessário. Tuca o irmão mais velho já pensava em namorar a filha do vizinho que era muito bela e meiga. A moça havia se interessado por Luiz outro vizinho que estava de olho nela fazia tempos, ela com seus cabelos cheios de cachos e olhos muitos verdes e grandes chamavam atenção dos rapazes. Com seus 17 anos ela estava linda e tinha um belo corpo como diziam os rapazes. Tuca havia se interessado mesmo em Adriana eles estavam se encontrando escondido dos pais dela pois ela tinha apenas 14 anos e o moço tinha 20. Samara andava desconfiada que seu pretendente tinha outra, mas na verdade ele havia se afastado para não criar confusão com os pais da moça queria ter certeza que teria permissão para namora-la. Uma tarde depois do trabalho pesado eles estavam exaustos e queriam mesmo era comer e dormir, mas de repente alguém chamou na porta da sala era Luiz e seu pai queriam saber da venda se havia conseguido um preço bom no café, eles entraram e de repente Samara fez um café forte e levou na sala onde estavam falando de lavoura.
Geraldo dizia que estava difícil pois custava a ver a lavoura produzir e quando chegava a época da colheita do café eles tinham dinheiro, mas era preciso pagar tanto material gasto na lavoura que não lhe sobrava muito apesar de todos trabalharem. Os homens reclamavam da mesma coisa, ainda sim você tem sua família que ajuda não paga mão-de-obra imagina se tivesse que pagar como eu pago. A moça entrou com a bandeja de café e serviu-os e retirou-se, depois de tomar um banho e pentear os longos cabelos negros voltou para recolher a bandeja, de repente ela notou que estava sendo admirada por três homens que diziam, mas como está bela sua filha Geraldo. Sim até eu estou vendo isto hoje, aproveitando amigo eu queria pedir permissão para namorar Samara. Oi como, eu não entendi direito, é isto meu amigo quero namorar e casar com ela. Vou pensar direito volte amanhã à noite que é sábado podemos conversar mais. Os homens se foram e o pai foi dizer a filha se era de gosto dela namorar Luiz, pois ela iria permanecer na roça na lavoura trabalhando não sairia nunca da lida. Sim eu sei mas temos planos para nós pai, que planos filha? Sabe eu falei com minha madrinha que mora lá na cidade ela me disse que precisa de um caseiro para casa de praia dela e estava pensando em mim. Entendi então planeja mesmo se casar com este moço e ir embora daqui, sim pai.

Na tarde seguinte a casa estava toda arrumada e os terreiros todos limpos e a moça estava linda e toda animada, havia preparado um bolo de mandioca com coco e um café bem forte como eles gostavam. Quando Luiz chegou acompanhado de seus pais, a mãe dele era bem jovem e bela estava animada com a ideia de ter Samara por nora pois sabia o quanto o filho gostava dela. Depois de muitas conversas e um café saboroso com bolo eles resolveram falar do assunto que interessava, a moça foi chamada na sala onde só os homens estavam as mulheres estavam na cozinha. Foi perguntada se aceitava ela disse sim e estabeleceram dia e hora para se verem, após a conversa as mulheres decidiram falar do enxoval como seria, pois, eles não iriam namorar por muito tempo, namoro em roça tem de casar rápido disse a sogra. Desde a àquela noite a família não teve sossego tudo girava em torno do casamento de Samara que por sua vez andava sorrindo muito. A festa estava sendo programada e a madrinha já estava cuidando da reforma da casa desde que o último caseiro se mudou que estava fechada e cheia de poeira. Tão logo se casassem se mudariam para a cidade o padrinho estava conseguindo um trabalho para Samara na escola de sua filha, assim ela poderia trabalhar e estudar, será que Luiz deixaria, acho que sim disse Honória ele ama mesmo nossa filha. Tudo programado e 06 meses se passaram rápido foi o prazo estipulado por Geraldo, assim eles se casariam logo e acabaria esse sofrimento de saber que a filha iria embora. Mas na verdade eles acabariam todos indo para cidade depois de um tempo.

Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Ele será moderado e em seguida liberado. Obrigado.