O trigo e suas diversas formas de consumo.

  Metade da população mundial usa o trigo como alimento básico. Esse alimento foi cultivado pela primeira vez há 12 mil anos nas planícies da Mesopotâmia e chegou as Índias Ocidentais com Colombo, em 19492. Na forma de farinha é o grão mais popular na panificação. O trigo contém glúten e não é recomendado para quem sofre de doença celíaca.
Farelo: é a camada dura externa removida na fabricação de trigo branca. O farelo contém grande parte de fibras do grão e é comumente usado como aditivo em produtos comerciais, para aumentar o conteúdo de fibra total dos alimentos .
Trigo para quibe: é muitas vezes chamado de triguilho. É produzido cozinhando-se o grão de trigo, em sua forma integral, porém sem a casca, até que se parta , quando então é seco e moído por cilindros até obter -se uma consistência fina,média ou grossa. O trigo para quibe necessita de apenas alguns minutos de cozimento ou pode ficar de molho por 15 a 30 minutos .De aparência atraente e sabor que lembra o de nozes, é delicioso em saladas, como o tabule, e no recheio de berinjelas , tomates, e outros legumes.
Trigo partido: O grão de trigo é cortado por lâminas de aço ou toscamente moído para que se quebre em pedaços grandes, médios ou pequenos. Não é pré-cozido, portanto leva mais tempo para cozinhar que o trigo para quibe, (e depois de cozido tem textura mais pegajosa), porém cozinha mais rápido que o trigo em grão.
Flocos de trigo: Grãos integrais que foram achatados por cilindros para se tornarem flocos e que são usados em muesli, em hambúrgueres vegetarianos ou como parte de uma cobertura salgada crocante.
Germe de trigo: O minúsculo embrião dentro da semente do trigo, que contém grande parte do perfil nutritivo do grão. Pode ser salpicado sobre alimentos como cereais matinais ou saladas. O germe de trigo cru pode ficar rançoso rapidamente e deve ser guardado em geladeira.
Trigo em grãos:pode ser fervido e usado da mesma forma que o arroz integral e outros grãos.

Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Ele será moderado e em seguida liberado. Obrigado.