Alguns dos mais variados tipos de arroz.

   Existem diversos tipos de arroz :Esses tipos de arroz contêm uma substância chamada de amilopectina,, que faz com que o arroz fique”colado”( o arroz agulha tem bem menos desse amido). Depois de cozidos os grãos individuais se unem, o que faz com que essa variedade seja usada quando se deseja obter uma consistência cremosa, pegajosa, como em risotos, sobremesas e sushi.
Arroz para paella: Originário da região espanhola de Valência, é usado no prato tradicional da Espanha, a paella. É um arroz bojudo, de grão curto,parecido com o arroz para risoto, porém com uma textura menos cremosa.
Arroz para risoto: O famoso grão médio da Ítalia é bojudo branco e oval. Ao ser cozido acrescentando liquido aos poucos, o grão mantém seu formato individual e ainda assim adquire consistência cremosa. O arroz para risoto mais conhecido é o Arborio, porém o Carnaroli e o Vialone Nano são de melhor qualidade.
Arroz para sobremesas: Este arroz de grão curto é muito semelhante ao arroz para risoto, porém tem grãos de sabor mais adocicado. Necessita de cozimento lento e prolongado e apresenta uma textura cremosa, sendo por isso usado para fazer sobremesa a base de arroz. Não deve ser utilizado para pratos salgados, nem mesmo em risotos, pois o sabor será desapontador.
Arroz Glutinoso: Também chamado de arroz motigome, é amplamente usado no Sudeste Asiático em pratos doces e salgados. Os grãos são quase redondos e leitosos. Encontra-se entre os tipos de arroz que não contém glúten. O método normal de cozimento é a imersão em água e o cozimento no vapor, após o qual os grãos se mantém juntos como se estivessem colados.
Arroz integral doce: É um arroz de sabor adocicado, muito glutinoso, com alto teor de amido.Com ele se faz o mochi,bolinho típico da culinária Japonesa.
Arroz preto: Este arroz não refinado tem uma casca castanho-escura e grãos chatos e largos. Normalmente é deixado de molho antes de ser cozido no vapor. Na Ásia também é usado no preparo de uma sobremesa com leite de coco e açúcar de palma.
Arroz Sasanishiki(arroz japonês para sushi), Arroz de grão curto, é normalmente lavado e depois cozido pelo método de absorção. Depois de frio é temperado com vinagre doce de arroz e enrolado em alga nori com outros ingredientes, como peixe cru e legumes, para fazer o sushi. A consistência pegajosa do arroz mantém a forma do sushi.
Arroz aromatico Tailandez: Também conhecido como arroz jasmine, é cultivado na Ásia Oriental. É levemente perfumado e, quando cozido é bem mais pegajoso que outros tipos de arroz-agulha.
Arroz Basmati: Com grãos muito longos e finos, o basmati é frequentemente chamado de “rei” dos arrozes, pois tem excelentes qualidades de cozimento e sabor. É cultivado apenas no norte da Índia e no Paquistão, e nenhum outro arroz pode ser chamado de basmati. Também é encontrado na forma integral, que tende a ser mais leve e de cozimento mais rápido que outras variedades integrais. Outra vantagem desse arroz é que ele tem um índice glicêmico (IG) baixo---seu teor de carboidratos é absorvido mais lentamente pela corrente sanguínea que o de outros tipos de arroz, ajudando a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue.
Arroz integral vermelho: Arroz integral de casca exterior vermelha, cujo sabor lembra nozes,e d textura macia. Considerado praga na lavoura do Brasil, que apesar disso também o produz comercialmente, a melhor qualidade de arroz vermelho é proveniente da região de Camargue na França.
Arroz parboilizado : As vezes chamado de arroz”convertido”ou “processado”, é um arroz integral imerso em água, cozido no vapor e seco antes do processo de moagem e polimento. Tal processo força o deslocamento das vitaminas e minerais para o centro dos grãos, de forma que este arroz contém mais desses elementos que o arroz branco comum. A cor é mais dourada que a de outros tipos de arroz, e o cozimento é um pouco mais demorado. Mesmo quando cozidos além do tempo, os grãos permacem soltos.
Alimentos que são feitos a base de arroz:
Bolachas de arroz, Farinha de arroz, Flocos de arroz, Gritz de arroz, Macarrão de arroz, Vinagre de arroz, Vinho de arroz.

Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Ele será moderado e em seguida liberado. Obrigado.