Dica as hortaliças frutas e a saúde.

    Os nutricionistas são unânimes em afirmar que todos nós beneficiaríamos se comêssemos mais frutas e hortaliças todos os dias. A meta é um total de pelos menos 400 gramas de frutas, verduras e legumes,(parte cosmetivel). Esses alimentos fornecem vitamina C, que aumenta a imunidade e a capacidade de cicatrização do corpo, e outras vitaminas e minerais antioxidantes que protegem contra doenças cardiovasculares e câncer. Oferecem ainda, diversos fitoquímicos que ajudam evitar o câncer, e vitaminas do complexo B, especialmente o ácido fólico, importante para as mulheres durante a gestação, e as que planejam engravidar, pois evita a malformações do feto. Todos esses e outros nutrientes trabalham juntos para aumentar nosso bem-estar.
Os nutrientes antioxidantes (por exemplo, vitamina C e betacaroteno, derivados principalmente de frutas e hortaliças), e a vitamina E, ajudam a evitar que os radicais livres nocivos iniciem, ou acelerem a formação de doenças como câncer,cardiopatias, cataratas, artrite, envelhecimento precoce, danos na pele causados pelo sol, e danos aos espermatozoides.
Os radicais livres ocorrem naturalmente no organismo como subproduto da função celular normal, mas também são causados por poluentes como fumaça do cigarro, e pelo excesso de exposição aos raios solares.
O que é uma porção de frutas ou hortaliças ?
Alguns exemplos são : 01 porção média de verduras, legumes ou saladas.
01 fruta fresca de tamanho médio. Ou,
06 colheres de sopa de frutas em conservas,140 gramas.
01 copo pequeno de suco de fruta.

Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Ele será moderado e em seguida liberado. Obrigado.