Literatura | Conto | Chocolates artesanais.

Sempre nos fins de tarde Jerusa se sentia deprimida e sem vontade de continuar vivendo, seu noivo,Leniu sentia mal vendo seu amor sofrer e não podia fazer nada ela não aceitava, a família de Jerusa já havia tentado de tudo, psicólogos, analistas, padres, pastores até benzedores. Vera a mãe da moça era muito religiosa mas tinha superstições, acreditava em tudo que o povo dizia, e não faltava pessoas com a imaginação fértil para dar palpite no assunto. O pai s.r. Nicodemos era mais centrado sempre disse nossa filha precisa um tratamento de saúde sério com acompanhamento especializado. Nesse vai e vem a moça estava entristecendo muito e deixando toda família do rapaz com o pé atrás em relação ao casamento, achavam que ela tinha desequilíbrio emocional. Mas estava perto de ser resolvida a questão, a patroa da moça gostava muito dela e nunca aceitou os fatos de braços cruzados. Ela sempre tratou a funcionária como um membro da família como sempre fez com todos que passaram por sua pequena empresa de chocolates e ovos de páscoa. Tinha tomado uma providência no assunto ela havia conhecido um psiquiatra em umas das viagens que fazia para comprar material para seus chocolates, eles haviam se falado bastante durante a viagem ela tomou a liberdade e ligou a ele contando do assunto da amiga.
        Na manhã seguinte quando Jerusa se levantou a se preparava para ir trabalhar bateu angustia e voltou para cama sem dar explicação a ninguém, quando o telefone tocou era Tereza Cristina a patroa que queria notícias da moça, Vera contou o fato e ela teve certeza estava na hora de levar a amiga até o Dr Nicolato, pediu Vera para preparar para irem juntas a um determinado local levar a moça. A mulher concordou na hora, quando a patroa chegou elas estavam prontas, tão logo desceram as escadas e chegaram a rua Tereza Cristina as esperava, entraram no carro, mas de longe leniu viu e ficou muito preocupado, pegou seu carro e as seguiu, ficou acompanhado de longe e viu quando chagaram a clínica de Nicolato, respirou aliviado agora haviam feito a coisa certa, voltou em silêncio elas não saberiam que ele as seguiu. Dr Nicolato foi vendo a moça e ficou estarrecido com a beleza da jovem alta, magra, olhos verdes, cabelos encaracolados e pretos uma cintura de violão e quadris largos com bumbum arrebitado. Respirou fundo e disse sente aqui Jerusa e conte-me tudo, pediu licença as mulheres ele já conhecia um pouco a história da jovem através de Tereza Cristina, depois de muita conversa descobriu o que estava afligindo tanto a moça aponto de deixa-la deprimida assim. Ela não queria casar com. Leniu, não o amava iria se casar para fazer gosto aos pais, o moço era bom honesto trabalhador, mas ela não o amava. Decidido a falar com os pais pediu para que ela voltasse daí 15 dias pensaria numa forma de ajudar a moça, passou um antidepressivo e uma vitamina para os cabelos que estavam caindo devido o estresse. Chamou as mulheres e pediu para retornar em 15 dias.
        Jerusa voltou aliviada até que enfim conseguiu falar com alguém o que tanto lhe causava mal, sabia que o médico lhe ajudaria tinha passado segurança. Passados uns dias de medicação ela sentiu melhora e voltou a trabalhar sua patroa e amiga estava numa fase apertada era páscoa tinha muita encomenda de ovos e muitas trufas e vários tipos de chocolate, quando chegou foi recebida com um abraço das colegas e de Tereza Cristina que cochichou em seu ouvido, estou feliz por ti, agora pense positivo tudo ficará bem, até o fim da tarde ela criou coragem e contou a patroa o que disse ao médico, as duas falaram bastante no assunto após as outras saírem, quando chegou em casa Leniu a aguardava, a família dele estava pressionando a terminar o noivado pois pensavam que ela era louca, antes que ela dissesse a ele, o que sentia, ele foi curto e grosso, disse ontem Vi vocês entrarem na clínica psiquiatra, eu sei que não tenho direito de julgar você, mas minha família quer que terminemos o noivado e eu não culpo você por isto eu me culpo sei que estou me deixando levar por eles mas será melhor assim acredite, Jerusa ficou tão feliz que o abraçou sorrindo e parecia tão feliz que ele próprio sentiu a diferença dos abraços de antes. Enquanto a mãe dela chorava e o pai questionava o rapaz, ela começou a cantar e disse você me tirou um peso dos ombros, agora sou livre e não tenho que dar satisfação a seus pais, sejam felizes pois se merecem, me julgaram ser louca e trataram de impedir, e se eu o amasse muito morreria de desgosto agora, assim é bem melhor você me poupou de ter que terminar contigo, olhe. Leniu sem magoas e ressentimentos não o amo, mas também não quero seu mal, podemos ser bons amigos nada além disto. Agora também poderei fazer o que gosto e você estava tentando me impedir, vou ser sócia de Tereza Cristina na fábrica de chocolates vamos ampliar e faremos muitos chocolates artesanais e saborosos. A pequena fábrica se chamará chocolates artesanais e companhia.


Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Ele será moderado e em seguida liberado. Obrigado.