Literatura | Conto | O novo trabalho de Walter.

 Uma empresa grande acaba de chegar na cidade, anúncios em todos jornais locais, era a chance que Walter tinha de conseguir um trabalho, depois de tanto tempo parado, depois dos 40 fica difícil conseguir trabalho. Mas desta vez era diferente ia conseguir um trabalho, sentia isto e todo contente dizia a esposa vamos poder realizar nosso sonho mulher, teremos dinheiro para fazer nossa tão sonhada viagem na casa de nosso único filho, ele morava muito distante em outro estado. Waldivia a esposa ficou alegre começou a sonhar alto, sabe meu amor eu quero comprar umas roupas bem bonitas para a gente não envergonhar nosso menino. Passou um mês a empresa se instalou na cidade estava contratando pessoas com experiência como pedreiro, isto Walter sabia muito bem, foi contratado e foi uma festa, depois de um ano minha querida nós vamos visitar nosso menino, vou ter férias que felicidade, nós estamos merecendo reformar nossa casinha e comprar mais uma vaquinha. Isto sim faria nosso menino feliz quando ele vier terá queijo fresco e leite a vontade, eles tinham 03 vacas o qual lhes garantia o sustento nos últimos 03 anos que Walter ficara desempregado, mesmo morando pertinho da rua, eles vendiam os queijos e o leite em casa todos sabiam da qualidade boa que tinha.
Tudo ia bem o marido saia cedinho levava uma marmita caprichada que a esposa preparava com todo carinho, enquanto ela ficava na companhia de seu amiguinho o cachorro bingo, o qual ela amava como se fosse gente, cuidava das vaquinhas dos porcos e das galinhas, tudo era motivo de felicidade depois que o homem conseguiu trabalho, eles ajudavam o filho com o pouco que tinham o rapaz Hélio trabalhava durante o dia em uma cerâmica a noite fazia faculdade de administração e como pagava muito caro aluguel e todas despesas os pais lhe ajudavam um pouco. Hélio era esforçado economizava muito, mas o custo de vida na cidade grande é diferente do interior, sempre dizia sua mãe. A tardinha quando o marido voltava para casa trazia um vinho que os dois tomavam um pequeno cálice no jantar. A rotina era sempre a mesma, tudo muito organizado por parte do casal, passado um ano o administrador da empresa disse aos funcionários vocês fiquem um pouco depois do expediente teremos uma reunião, quando o chefe chegou disse não podemos dar férias agora fechamos um grande contrato, vamos construir uma escola aqui na cidade vizinha, depois daremos férias na medida possível olhando as possibilidades de cada um. Walter voltou meio cabisbaixo desta vez, a esposa aguardava com o jantar pronto, mesa posta vinho servido, mas o homem estava triste, meu amor o chefe não vai me dar férias agora, como vamos viajar? Marido é por isto então, não fique triste tenho boas notícias Hélio ligou passou de ano e ganhou férias chega domingo, foi uma explosão de alegria os dois comeram tomaram mais vinho, era sexta-feira só mais um dia nosso menino chega, começou os preparativos, doces, queijos e broas de melado a preferida do rapaz.
No domingo logo cedo depois de tirar o leite e fazer os queijos foram na cidade buscar Hélio o ônibus não passava onde moravam, quando chegaram nem tiveram tempo de sentar o ônibus parou foi muitos abraços e beijos, voltaram para casa felizes os três, agora sua mãe fará um almoço especial para você filho, depois de muita prosa e muitos risos, foram olhar os presentes que ganharam do filho, Hélio contava as novidades do trabalho e dos estudos tudo era motivo de orgulho para os pais. No fim da tarde sentaram em baixo de um pé de manga rosa o moço olhou e disse olhe o meu nome que eu escrevi quando fiz 10 anos, hoje estou 24 e ainda está no galho, claro meu filho o galho cresceu, mas as feridas que fez nele com a faca continua, assim é nossa vida devemos crescer e deixar as feridas estagnadas no tempo, assim como o galho não pode repor a parte que tirou dele, se não pudermos esquecer de vez as feridas as esquecemos no cantinho. Muito bem papai eu esqueci os coisas ruins por quais passamos até aqui, é vida nova logo estarei formado e vou poder retribuir ao sr e a mamãe o que estão fazendo por mim, filho somos uma família, e, portanto, o que temos é seu. A noite foi agradável com muitas visitas para Hélio fazia tempo não via os parentes mais chegados, depois de muita conversa regada a vinho e queijo temperado, as visitas se acomodaram para dormir e se fez silêncio, na segunda logo cedinho Walter voltava para seu trabalho, a vida continuava na mesma serenidade de sempre na pequena casa do sítio. A viagem tão sonhada ficou para o próximo ano.

Texto escrito por Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer natureza ou divulgação em qualquer meio, do todo ou parte desta obra, sem autorização expressa da autora sob pena de violação das Leis Brasileiras e Internacionais de Proteção aos Direitos de propriedade intelectual.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Ele será moderado e em seguida liberado. Obrigado.