Dica informação | A Cenoura e seus nutrientes

Amigas trouxe uma dica saborosa e nutritiva sobre a cenoura.
A cenoura proveniente do Afganistão, é nossa fonte mais abundante de betacaroteno e boa fonte de fibras e potássio.
Pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue e proteger contra o câncer. Também possui grande quantidade de vitamina A,um nutriente essencial para a saúde dos cabelos, pele, olhos, e ossos.
As cenouras constituem um alimento ideal, com alto teor de fibras e poucas calorias. O seu cozimento, no entanto, aumenta o valor nutritivo da cenoura, porque quebra as membranas que envolvem o betacaroteno.
Para converter o betacaroteno em vitamina A, o corpo necessita de, pelo menos, uma pequena quantidade de gordura, porque a vitamina A é solúvel em gordura, e não em água.
Cenouras cozidas ou em purês são um excelente alimento para bebês, já que são naturalmente doces e possuem alto teor nutritivo.

A cenoura e a “cegueira noturna”
As cenouras não previnem nem corrigem os problemas de visão mais comuns, como miopia,e hipermetropia. Porém uma deficiência de vitamina a causa a chamada “cegueira noturna”--inabilidade dos olhos,de se ajustarem a luz fraca ou a escuro. A vitamina A, combina-se com outra proteína, a opsina,nas células da retina, para formar a substância necessária pelos olhos para ter uma boa visão a noite.


Texto escrito por Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer natureza ou divulgação em qualquer meio, do todo ou parte desta obra, sem autorização expressa da autora sob pena de violação das Leis Brasileiras e Internacionais de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Ele será moderado e em seguida liberado. Obrigado.