Curiosidades | Informação sobre a fruta caqui

Amigas hoje vou falar do caqui
O caqui é oriundo da China e do Japão porém no Brasil se aclimatou muito bem, tornando-se uma das mais cultivadas em todo país, pois caiu bem no paladar do Brasileiro.
O caqui excelente fonte de vitamina C, que auxilia na defesa e manutenção do organismo, sais minerais como ferro, fósforo, e cálcio. É fruta rica também em betacaroteno, que atua como antioxidante e combate a formação de radicais livres. A fruta é delicada, com cascas muito finas, na hora de comprar deve procurar os livres de rachaduras, devem estar firmes, e com coloração uniforme. É consumido in natura ou em forma de suco, que deve ser bebido na hora porque oxida rapidamente muda de cor e perde nutrientes.
A colheita do caqui começa em final de janeiro, e vai até agosto com um pico elevado entre março e maio, quando sua oferta no mercado aumenta, mas é possível encontrar caqui o ano todo, após comprar o caqui se já estiver maduro recomenda guardar na geladeira entre três e cinco dias no máximo.
Pode conserva-lo em local fresco desde que o consumo seja rápido.
Tipos de caqui encontrados e mais consumidos pelo brasileiro
Caqui Rama Forte, coloração vermelha polpa de consistência mole e gelatinosa.
Caqui Taubaté , coloração vermelha polpa de consistência mole
Caqui Guiombo , também chamado “chocolate” alaranjado e consistência firme e crocante
Caqui Fuyu , alaranjado e consistência firme
Em média por 100 gramas da fruta o caqui possui
Calorias 71 kcal
Fibras 6,5 g
Cálcio 18 mg/li
Vitamina C 29,6 mg
Potássio 164 mg
Fósforo 18 mg
Carboidrato 19,3 mg

O caqui é indicado para o bom funcionamento do intestino, por conter fibras e atua como calmante devido alta concentração de açúcar e frutose, é essencial para a visão, unhas, cabelos,e auxilia no desenvolvimento ósseo, retarda o envelhecimento precoce do organismo.
Por estes benefícios que devemos acrescentar o caqui a nosso cardápio semanal.

Texto escrito por Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer natureza ou divulgação em qualquer meio, do todo ou parte desta obra, sem autorização expressa da autora sob pena de violação das Leis Brasileiras e Internacionais de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Ele será moderado e em seguida liberado. Obrigado.