A saúde da mulher.


A tenção mulheres! Infecção urinária é coisa seria e causa muito desconforto para nós. Precisamos atentar para seus sintomas, caso perceba um dos sintomas vá a um posto de saúde mais próximo e procure um médico, se já tem seu ginecologista procure-o e informe sobre o acontecido.
Infecção urinária é a presença anormal de microrganismos em alguma região do trato urinário. Algumas pessoas, especialmente mulheres, podem apresentar bactérias no trato urinário e não desenvolverem infecção urinária, chamadas de bacteriúria assintomática.
As principais causas são a relação sexual e a presença das bactérias do trato gastrointestinal que migram por via ascendente da região perineal até a bexiga. Raramente ocorre pela via hematogênica (circulação sanguínea).
Essa doença possui dois tipos: a cistite e a pielonefrite. A cistite é quando a infecção afeta a bexiga, enquanto a pielonefrite afeta o rim. Essa última possui sintomas mais severos.
A doença, que possui incidência de 80% a 90% em mulheres, é mais prevalente na idade reprodutiva e nas mulheres que estão na menopausa, devido à queda do estrogênio e de micro-organismos que protegem a região íntima.

Na infecção urinária, os principais sintomas na mulher são:

    Disúria (ardor na uretra durante a micção);
    Aumento da frequência urinária (mais de sete vezes por dia);
    Noctúria (mais de uma micção noturna);
    Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;
    Dor supra-pública;
    Sangue na urina;
    Alteração do aspecto físico da urina (coloração escura, aparência turva e odor forte).
Em alguns casos mais severos, a doença pode causar dor lombar, febre e/ou mal-estar.
Toda vez que sentirmos alguns destes sintomas é um alerta para nossa saúde e bem estar. Com saúde não se brinca, e nós mulheres que temos um índice mais elevado deste tipo de doença devemos ficar alertas, precisamos viver mais e com qualidade de vida. Mulheres felizes que amam e são amadas,que cantam, dançam, brincam, sorriem muito, e fazem exercícios físicos vivem melhor, tristeza e angustia não faz bem a ninguém e muito menos a nós mulheres lindas e maravilhosas.


Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Ele será moderado e em seguida liberado. Obrigado.