Literatura | Conto | A faxineira que se formou em gastronomia.

  A mulher que sonhava ter estudo e trabalhar para ajudar sua família, seu esposo ganhava pouco e tinham 08 filhos, todos menores e estudantes gastavam muito e passavam necessidades. Mirany era uma mulher trabalhadora fazia faxinas não tinha estudos e assim não podia ter outro trabalho a não ser este, um dia falou a Waldir eu queria tanto estudar e poder te ajudar, ele beijou a esposa e respondeu você me ajuda muito cuidando de nossos filhos e ainda faz serviços na casa de dona Zulmira. Os filhos 05 homens 03 mulheres os mais novos, ela levava todos eles para a escola e ia para casa da patroa, a noite cansada do trabalho voltava para casa levando alguma coisa para as crianças comerem, Zulmira sempre dava algo para levar. O marido trabalhava nas terras do s.r. Astry e a noite voltava para casa, juntos depois de comer uma sopa eles contavam histórias para os filhos e depois dormiam, a rotina era sempre a mesma, os dois filhos mais velhos Felipe e Vinicius já iam para a roça com o pai nos dias que não tinha aula, os outros ficavam por conta de Rafael enquanto isto Mirany trabalhava.
     Um dia a mulher confidenciou a sua patroa a vontade que sentia de estudar e conseguir um trabalho para ajudar seu esposo, disse que passavam necessidades era muitas crianças, depois na hora de ir embora a patroa disse amanhã é domingo venha almoçar aqui comigo você e sua família, vem mais cedo me ajuda depois do almoço voltam, a mulher ficou toda contente contou ao esposo que achou muito estranho, mas aceitou assim os filhos poderiam comer melhor. Zulmira pediu para as crianças brincarem no jardim enquanto faziam o almoço, os homens foram tomar uma pinga boa que tinha no boteco próximo ali, então disse a mulher eu falei com meu marido vamos ajudar você a estudar é jovem e tem uma boa aparência conseguira um bom trabalho, vamos investir em você nossos filhos já casaram moram em outro país como sabe, não dependem de nós com nada, vamos pagar um curso para alfabetizar você e depois vai para escola junto com seus filhos. Mas como eu preciso trabalhar, claro que vai trabalhar depois da aula, cedinho vai estudar depois vem para cá e eu ajudo no que puder, ela ficou feliz que ria e chorava ao mesmo tempo, mas senhora e meu marido não vai aceitar, calma meu marido já está falando com ele. Quando chegaram o almoço estava servido todos conversavam animadamente.
     Ao longo dos anos a mulher estudou e trabalhou tendo muitas dificuldades, mas todas superadas com ajuda do marido, filhos e da senhora Zulmira, no dia de sua formatura foi levada a um salão onde foi tratada como uma rainha, ficou linda a patroa e amiga pagou o melhor salão e alugou a roupa mais linda da festa para ela e o marido, as crianças tiveram suas roupas mais simples e compradas. Depois da formatura no baile ela dançou com Waldir que cheio de orgulho a exibia era a mais bonita da festa apesar de ser a amais velha. As amigas de curso estavam orgulhosas dela devido a seu esforço, apesar de ter 08 filhos ser faxineira cursou gastronomia era excelente em forno e fogão, os pratos da festa foram indicados por ela. Zulmira havia conseguido um trabalho pra ela no melhor restaurante da cidade, agora ela trabalhava como chefe na cozinha e os lucros do restaurante havia aumentado muito, seu chefe aumentou seu salário e ainda deu trabalho a seu esposo como porteiro os filhos estudavam e agora eles iam trabalhar no sítio no lugar do pai, as filhas agora ajudavam Zulmira e sempre Mirany ia dar uma mãozinha e fazer pratos novos para sua querida amiga que não pensou duas vezes quando soube do sonho e tornou possível graças a seu bondoso coração e desprendimento. 
Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Ele será moderado e em seguida liberado. Obrigado.